Sua vergonha é SUA?

Há muitos anos temos muitos tabus relacionados a sexualidade. Apesar de termos a ideia de que esses vem reduzindo com o tempo nem sempre é assim. A Carta de Pero Vaz de caminha, reconhecida como sendo um marco na literatura nacional nos traz, ainda em 1500, o seguinte trecho: “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas”, com todo pudor possível ao ponto de banir a fala direta. O que é a sua vergonha hoje?

Agora, 524 anos depois no advento do Instagram temos algumas palavras ainda “proibidas”. Não fale vulva, vagina, buceta, pênis, sexo, sexualidade, é tudo proibido, mesmo não sendo pornográfico, você pode ser banido. Mesmo sendo meramente descritivo, como a carta de Pero Vaz de Caminha.

Mas as redes sociais são somente um reflexo de como a sociedade está. Fazem cerca de 8 anos que trabalho com sex shop e em todos esses anos sou aplaudida por falar abertamente sobre sexo e sexualidade. Por explicar sem pudor como você REALMENTE usa cada um dos produto que tu compra comigo. Porém a mesma pessoa que me parabeniza por falar abertamente, morre de medo de falar com sua parceria sobre isso. Por vezes até de falar com alguma amiga ou até mesmo sozinha em voz alta.

Para acabar com a vergonha:

Juntas somos mais fortes, por isso falo o que sei que você vai ter vergonha de perguntar. Quando vendo um produto vou te dizer onde, como, e quanto de produto passar. Além disso, vou te dizer o que ele faz no teu corpo, o que faz na tua mente, o que ele faz no corpo e mente da tua parceria, qual a sensação que ele pode te dar. Apesar disso, preciso saber, essa vergonha que tu sente é tua mesmo? Você tem curiosidade? Você quer saber? Se sente bem em descobrir algo novo?

O dicionário traz a palavra vergonha como “sentimento de desonra ou humilhação”, isso é, ela fala sobre como você se sente perante o OUTRO. Liberte-se das prisões do que o outro vai pensar, especialmente quando é sua vida e seu prazer que está em jogo. Porque entre todas as coisas que podem ser pensadas, posso te dizer que CORAJOSA é a mais comum.

Texto por Bibiana Ritter. Desenho de David Passalacqua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Blog

Sua vergonha é SUA?

Carta de Pero Vaz de caminha, reconhecida como sendo um marco na literatura nacional nos traz, ainda em 1500, o seguinte trecho: “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas”.

Leia mais »

Um vibrador para chamar de seu

Escolher um novo vibrador pode ser uma tarefa difícil, mas entender o que queremos e como queremos sempre ajuda. Aqui temos uma lista de coisas para se prestar atenção antes de comprar seu novo brinquedo.

Leia mais »