O que é BDSM?

O BDSM é uma sigla que abrange as práticas de Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo. Ela representa um universo de sexualidade consensual onde os participantes exploram dinâmicas de poder, controle e prazer. É um fenômeno que transcende o simples ato sexual, envolvendo uma complexa interação psicológica e emocional entre os envolvidos.

Um exemplo clássico que ilustra os princípios do BDSM é o livro “A Vênus das Peles”, escrito por Leopold von Sacher-Masoch em 1870. Nesta obra, Sacher-Masoch apresenta a relação entre Severin e Wanda. Nela Severin se submete voluntariamente aos desejos de Wanda, explorando seu masoquismo e fantasiando sobre sua própria submissão. A história é marcada por uma intensa negociação de papéis e limites. Essa culmina em uma série de cenas eróticas que envolvem práticas como chicotadas e humilhações consentidas.

Mas porque falar sobre essa obra nesse assunto?

Cito sempre esse livro pois se trata de uma obra de fantasia, assim como as nossas, que nos levam às perguntas sobre a sigla. Como conhecer mais sobre? Como funciona? Posso praticar? O livro de Sacher-Masoch não apenas descreve as práticas físicas do BDSM. Também mergulha profundamente nos aspectos emocionais e psicológicos que permeiam a dinâmica entre dominador e submisso. Severin busca não apenas o prazer físico, mas também uma experiência emocional e existencial que desafia as normas sociais e sexuais de sua época.

E dessa forma se dá o BDSM ainda hoje, sendo uma forma de expressar a percepção de mundo de seus praticantes, em geral pessoas que estão também à margem da sociedade. Pessoas que não necessariamente vivenciam sua sexualidade conforme o esperado pela sociedade. Seguindo os princípios do BDSM é possível ter a sensação de controle psicológico e físico. Isso ocorre independente da posição de dominação ou submissão já que os limites de todos os participantes são pré-estabelecidos. Bem como uma palavra de segurança para garantir que todas as práticas realizadas vão ser de acordo com os limites de cada um.

Entenda de onde parte esse assunto para mim. Uma ótima maneira de compreender mais sobre esse universo de maneira segura também é através do podcast Chicotadas. São diversos episódios de áudio dinâmico e explicativo, ótimo para quem quer entender um pouco mais desse universo enquanto vive sua vida cotidiana. Vamos começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Blog

Um vibrador para chamar de seu

Escolher um novo vibrador pode ser uma tarefa difícil, mas entender o que queremos e como queremos sempre ajuda. Aqui temos uma lista de coisas para se prestar atenção antes de comprar seu novo brinquedo.

Leia mais »

DJ Bom não arranha o disco?

Não arranhar o disco é essencial para uma relação saudável e para isso é necessário conhecimento e cuidado. Aqui você vai saber tudo que precisa (concorde ou não).

Leia mais »

O que é BDSM?

O BDSM é uma sigla que abrange as práticas de Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo, representa um universo de sexualidade consensual onde os participantes exploram dinâmicas de poder, controle e prazer.

Leia mais »

Sex shop na rua, para todos verem!

Há alvoroços quando se pensa em um sex shop na universidade, na rua, de cara e praça abertas, há murmúrios dos mais curiosos e interessados aos mais conservadores. Porém mais que tudo, há a abertura ao diálogo.

Leia mais »